Seta para o lado esquerdo

Queda de Cabelo

Queda de cabelo

Dermatite seborreica causa queda de cabelo? Entenda!

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Essa doença de pele, afeta muito mais gente do que se imagina e, não raro, é associada à queda de cabelo excessiva. Mas, afinal, a dermatite seborreica causa queda de cabelo? Convidamos a dermatologista Elizabeth Senra para tirar essa e outras dúvidas sobre o problema. Confira!



O que é dermatite seborreica? Quais os sintomas?



“A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele que atinge áreas produtoras de sebo, como o couro cabeludo, produzindo a caspa”, explica Dra. Elizabeth. Além do couro cabeludo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) menciona ainda a dermatite seborreica no rosto, nas sobrancelhas, nos cantos do nariz e nas orelhas.



De acordo com a dermatologista, os sintomas da dermatite seborreica no couro cabeludo e na pele costumam ser bem perceptíveis: “Os mais comuns são a oleosidade excessiva da pele ou cabelos, descamação de cor branca, leve vermelhidão na área e coceira no couro cabeludo, que pode resultar em infecção secundária do mesmo pelo ato de cutucar essas escamas”.



Segundo a especialista, a dermatite seborreica também causa queda de cabelo: “Como é um processo inflamatório do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode cursar com queda de cabelo, mais ou menos intensa diante da gravidade do quadro. Um dos fatores agravantes da queda capilar é o fato da doença estar associada ao quadro de ansiedade”.



Dermatite seborreica: tratamento pode ser feito com shampoos específicos



Dra. Elizabeth também explica como tratar dermatite seborreica. Segundo a dermatologista, por ser uma doença crônica, os períodos de recidiva oscilam, mas o tratamento pode ajudar a diminuir a frequência das crises. "Evitar o uso de boné, pomadas e géis para cabelo, bem como usar shampoos que visam a diminuir a oleosidade excessiva do couro cabeludo e que contenham ativos como ácido salicílico, selênio, antifúngicos e até mesmo corticosteroides" são medidas recomendadas pela médica.



“Algumas clínicas oferecem o tratamento do couro cabeludo, realizado por terapeutas capilares, que visa a limpeza com shampoo para dermatite seborreica, que promove o desincruste e que reequilibra a microbiota do local, e o tratamento com luzes para desinflamar a pele. Quanto mais em equilíbrio o organismo estiver, menores serão as recidivas da dermatite”, finaliza a dermatologista.



Dra. Elizabeth Senra
CRM 114229/SP



Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/



Queda de cabelo

Veja as matérias e saiba sobre as diversas causas e tipos de queda de cabelo.

Alopecia fibrosante frontal: saiba mais sobre este tipo de queda de cabelo

Quando o assunto é queda de cabelo, há uma série de doenças que podem ser a motivação do...

Eflúvio telógeno: conheça a condição que aumenta a queda diária de cabelo*

A queda de cabelo é uma situação incômoda e capaz de afetar a autoestima, mas nem sempre...

Dermatite seborreica causa queda de cabelo? Entenda!

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Essa doença de pele, afeta muito mais gente do que...

Queda de cabelo: COVID-19 pode ser a causa?

Com o passar dos meses, médicos e cientistas ao redor do mundo descobriram que o novo...

Alopecia androgenética: este tipo de calvície tem tratamento?

A alopecia androgenética é uma condição com que muitas pessoas convivem, mas poucas sabem...

Quer saber mais sobre queda de cabelo?

Conheça o CUIDADOS PELA VIDA,
programa de relacionamento do Aché Laboratórios Farmacêuticos,
e acompanhe informações sobre saúde e bem-estar.

Icone do cuidados pela vida
A