Seta para o lado esquerdos

Queda de Cabelo

Queda de cabelo

Queda de cabelo excessiva: descubra o que pode estar por trás deste problema

A queda de cabelo excessiva é um problema que mexe com a autoestima de muitas pessoas. Nestes casos, é preciso investigar caso a caso, pois pode se tratar de um sintoma de transtornos emocionais, como o estresse, ou alguma doença, como a alopecia androgenética e a alopecia areata. Para desvendar esse assunto, convidamos a dermatologista Elisabete Rocha para dar sua opinião sobre a perda de cabelo em excesso e sobre como sanar esse problema.



Queda de cabelo: o que pode ser? Entenda se a perda dos fios é normal



As causas por trás da queda capilar em excesso são muitas, como explica Dra. Elisabete: “A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por diversos motivos, como distúrbios hormonais, uso de alguns medicamentos, desnutrição, anemia ou estresse e também após cirurgias, partos e doenças, como a COVID-19”. É bom lembrar que o diagnóstico preciso só pode ser feito pelo seu dermatologista.



Antes de tudo, porém, é preciso saber se a perda de cabelo é de fato excessiva. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), todos nós perdemos de 100 a 200 fios por dia e isso é absolutamente normal. Para saber se a queda capilar é realmente um problema, Elisabete indica observar outros fatores além dos fios perdidos: “Você identifica que a queda está anormal tanto pela maior quantidade de fios caindo, quanto pela diminuição do volume do seu cabelo”.



Como acabar com a queda de cabelo excessiva?



Se você convive com esse problema e não sabe o que usar para queda de cabelo, um profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu caso, a partir de uma análise apurada. “O tratamento deverá ser direcionado para a causa do problema”, comenta Elisabete, que continua: “Em associação, devemos utilizar produtos tópicos, o que não só desacelera a queda como também estimula o crescimento de novos fios. Alguns complexos vitamínicos podem ser associados em casos específicos”.



Em alguns quadros, o remédio para queda de cabelo pode ser um tratamento a longo prazo, pois a perda dos fios pode ser crônica. A especialista diz que algumas doenças em outras localidades do corpo podem ocasionar o problema por toda a vida, sendo necessário um tratamento para queda de cabelo específico. “Os distúrbios de tireoide são exemplos de doenças que podem gerar uma queda de cabelo crônica, sendo necessário tratamento e controle constantes”, informa a médica.



Dra. Elisabete Rocha
CRM 52-57357-9/RJ



Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/conheca-os-cabelos/ https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-areata/22/
https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/



Queda de cabelo

Veja as mat�rias e saiba sobre as diversas causas e tipos de queda de cabelo.

Combata a queda de cabelo causada pelo estresse com um estilo de vida saudável

O estresse pode acelerar a queda dos fios de cabelo! Saiba quais atividades podem ser implementadas em sua rotina para um melhor bem estar e estilo de vida saudável.

Saiba como identificar e tratar a queda precoce dos cabelos

O rapaz mal chegou à idade adulta e já percebe entradas nas testas, fios caindo na escova e soltos no travesseiro, ao acordar. Até que ponto essa queda de cabelo é normal ou precoce demais? A alopecia androgenética – popularmente conhecida como calvície –

A queda de cabelo durante a gravidez é comum?

Evidências científicas comprovam que a COVID-19 pode trazer consequências.

Queda de cabelo pós-Covid

Teve Covid-19 e está percebendo piora na queda do cabelo? Calma, você não é o

Qual a frequência de lavagem ideal dos cabelos?

Qual a frequência de lavagem ideal dos cabelos?

Quer saber mais sobre queda de cabelo?

Conheça o CUIDADOS PELA VIDA,
programa de relacionamento do Aché Laboratórios Farmacêuticos,
e acompanhe informações sobre saúde e bem-estar.

Icone do cuidados pela vida