Seta para o lado esquerdos

Queda de Cabelo

Queda de cabelo

Queda de cabelo por estresse: esses dois problemas podem estar relacionados?

A queda de cabelo por estresse não é uma associação incomum. Afinal, alguns transtornos psicológicos, como o estresse, a ansiedade e a depressão, podem gerar sintomas físicos, como a perda dos fios, o que gera ainda um impacto na autoestima de quem sofre com algum problema emocional. A dermatologista Kaliandra Cainelli conversou com a nossa equipe para tirar todas as dúvidas sobre essa questão. Confira!



É possível ter queda de cabelo por estresse? A resposta está no cortisol



Segundo Dra. Kaliandra, é muito possível que o estresse cause queda capilar. Essa relação está ligada ao aumento de cortisol no organismo, um hormônio fabricado pelas glândulas suprarrenais. “O estresse aumenta os níveis de cortisol, o que interfere na atividade do folículo piloso, impedindo que ele entre na fase de crescimento”, esclarece a médica.



Porém, como identificar se esse é de fato o motivo que está levando à queda de cabelo excessiva? A relação entre estresse e queda de cabelo também tem características específicas e que podem ser identificadas por quem sofre com o problema. “No geral, a queda de cabelo por estresse ocorre de forma intensa e rápida, envolvendo o couro cabeludo como um todo”, explica a especialista.



Prevenção e tratamento podem ser feitos com hábitos saudáveis



Muitas vezes, a queda de cabelo por estresse pode ser evitada com uma rotina saudável focada no bem-estar, como lembra a dermatologista: “Devemos tentar adotar medidas que reduzam os níveis de estresse, como praticar exercícios físicos regularmente, meditar, dormir bem, adotar uma alimentação saudável, tomar sol com os devidos cuidados e ainda evitar álcool, cigarro e excesso de tarefas”.



Porém, se o paciente já sofre com o problema, como parar a queda de cabelo por estresse? Para Dra. Kaliandra, é necessário verificar se o paciente não apresenta outras causas de queda de cabelo, como a alopecia androgenética e a alopecia areata. Feito isso, é hora de começar o tratamento, que pode envolver o uso de um remédio para queda de cabelo.



“O tratamento envolve reduzir o estresse, verificar se existe alguma outra condição associada e iniciar o tratamento medicamentoso”, destaca a dermatologista. “Isso envolve o uso de shampoo antiqueda ou, se houver caspa, de um shampoo anticaspa, além da ingestão de polivitamínicos para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento capilar e medicamentos tópicos e orais específicos capazes de estimular o crescimento dos cabelos e interromper a queda”, indica a médica.



Dra. Kaliandra Cainelli
CRM 80153-4/RJ



Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/efluvio-telogeno/56/



Queda de cabelo

Veja as mat�rias e saiba sobre as diversas causas e tipos de queda de cabelo.

Combata a queda de cabelo causada pelo estresse com um estilo de vida saudável

O estresse pode acelerar a queda dos fios de cabelo! Saiba quais atividades podem ser implementadas em sua rotina para um melhor bem estar e estilo de vida saudável.

Saiba como identificar e tratar a queda precoce dos cabelos

O rapaz mal chegou à idade adulta e já percebe entradas nas testas, fios caindo na escova e soltos no travesseiro, ao acordar. Até que ponto essa queda de cabelo é normal ou precoce demais? A alopecia androgenética – popularmente conhecida como calvície –

A queda de cabelo durante a gravidez é comum?

Evidências científicas comprovam que a COVID-19 pode trazer consequências.

Queda de cabelo pós-Covid

Teve Covid-19 e está percebendo piora na queda do cabelo? Calma, você não é o

Qual a frequência de lavagem ideal dos cabelos?

Qual a frequência de lavagem ideal dos cabelos?

Quer saber mais sobre queda de cabelo?

Conheça o CUIDADOS PELA VIDA,
programa de relacionamento do Aché Laboratórios Farmacêuticos,
e acompanhe informações sobre saúde e bem-estar.

Icone do cuidados pela vida